Conteúdo
- 1 Quem é quem na operação de drop shipping?
- 2 Forma de Tributação e CNAE
- 3 10 dicas de Drop Shipping para você começar sua operação
- 3.1 Dê um nome a sua empresa
- 3.2 Escolha um produto com uma boa margem de lucro
- 3.3 Escolha fornecedores confiáveis
- 3.4 Defina seu canal de vendas
- 3.5 Constitua sua empresa de Drop Shipping
- 3.6 Divulgue sua loja
- 3.7 Fidelize seu cliente com um bom atendimento e suporte no pós venda
- 3.8 Tenha uma política e prazos de devolução
- 3.9 Faça cursos e mantenha-se sempre atualizado
- 3.10 Tenha diversos fornecedores
- 3.11 Fale conosco!Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar!
Antes de começarmos o nosso post com as 10 dicas, vamos entender como funciona a legislação (saber se é legal ou não essa operação).
Vale salientar que, esse tipo de prática comercial não possui ainda uma legislação específica que regulamente a sua operacionalização.
A operação de drop shipping é uma modalidade comercial exclusivo para modelos de lojas virtuais (e-commerce), que consiste na importação de produtos oriundos do exterior para a venda no mercado interno.
Estas operações são constituídas por venda de produtos sem a necessidade de estoque físico e a entrega destes produtos são realizados pelas empresas sediadas no exterior diretamente ao comprador, onde o anunciante é um mero negociador.
Deste modo, nessa modalidade, a mercadoria é enviada pelo fornecedor estrangeiro diretamente para a residência do cliente que fez a compra no site do negociador.
Assim, por não demandar que a loja virtual tenha um estoque físico, ou sequer preocupa-se com as despesas de logísticas, tais como, custos de transporte e armazenamento de cargas o drop shipping viabiliza que mais produtos sejam adicionados a loja virtual, onde torna-se possível firmar parcerias com fornecedores, bem como atraindo e fidelizando clientes.
Quem é quem na operação de drop shipping?
Definido o conceito, agora vamos definir cada parte de negociação:
a) negociador: empresa que oferece os produtos no mercado nacional ou internacional, sem os possuir, pela internet;
b) comprador: pessoa física ou jurídica que efetua a compra pela página na internet do negociador;
c) fornecedor: empresa no exterior que vende seus produtos ao negociador e os entrega ao comprador, em qualquer lugar definido pelo negociador.
Forma de Tributação e CNAE
Para que a operação seja legal, o objeto social não poderá ser ilícito, impossível, indeterminado ou indeterminável, ou contrário aos bons costumes, à ordem pública ou à moral. (Ver Instrução Normativa DREI n° 38/2017, Anexo II, Item 1.2.12)
Deste modo, o contrato social deverá indicar com precisão e clareza as atividades a serem desenvolvidas pela sociedade.
As lojas virtuais (e-commerce) devem estar registradas como empresas de intermediação de negócios, onde o negociador prestará um serviço para o seu cliente nacional, que deseja adquirir um produto determinado, no sentido de facilitar a sua aquisição junto à empresa estrangeira.
Quanto à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o enquadramento que melhor atende as atividades da operação de drop shipping, compreende o seguinte código:
– 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
Ademais, a operação de drop shipping difere-se da situação em que o lucro do sujeito intermediário é oriundo da comissão pela venda de determinada mercadoria. Neste caso, o ofertante dos produtos figuraria efetivamente como representante comercial da empresa fornecedora.
Nas operações de drop shipping, que consistem nas atividades de intermediação de negócios, serão tributadas de acordo as regras de tributação a depender do regime de tributação de cada pessoa jurídica, podendo ser com base no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
O conceito de Receita Bruta no Drop Shipping
Para fins de tributação em âmbito federal, a receita bruta compreende:
a) o produto da venda de bens nas operações de conta própria;
b) o preço da prestação de serviços em geral;
c) o resultado auferido nas operações de conta alheia; e
d) as receitas da atividade ou do objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos itens anteriores.
A receita líquida será o resultado da receita bruta, acima, diminuída dos seguintes valores:
a) devoluções e vendas canceladas;
b) descontos concedidos incondicionalmente;
c) tributos sobre ela incidentes; e
d) valores decorrentes do ajuste a valor presente, conforme inciso VIII do artigo 183 da Lei n° 6.404/76, das operações vinculadas à receita bruta.
Sendo assim, considera-se receita obtida na operação de drop shipping o resultado auferido nas operações de conta alheia (opção c), ou seja, para fins da tributação a base de cálculo se deve pela diferença entre o valor pago ao fornecedor do exterior, contra o montante recebido do adquirente final.
Dessa forma, a empresa poderá ser tributada pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido.
Fonte: Decreto-Lei n° 1.598/77, artigo 12 e § 1°
10 dicas de Drop Shipping para você começar sua operação
Dê um nome a sua empresa
O nome de empresa é o que identifica o seu serviço ou produto no mercado. Ele é o responsável por individualizar e diferenciar o seu negócio dos concorrentes.
Além disso, facilita a memorização do consumidor, que se recordará mais facilmente da sua empresa.
Escolha um produto com uma boa margem de lucro
Faça as contas e escolha produtos que possibilitam uma boa margem de lucro.
Escolha fornecedores confiáveis
No Alibaba você encontra mais de 10.000 fornecedores. Filtre-os para escolher os melhores e mais confiáveis. Não esqueça de olhar suas reputações no site.
Defina seu canal de vendas
Loja própria ou plataforma de vendas de terceiros? Talvez loja própria + integração com marketplaces? Coloque tudo na “ponta do lápis” e escolha um canal onde seus possíveis consumidores estarão.
Constitua sua empresa de Drop Shipping
Legalize sua operação, abra sua empresa.
Divulgue sua loja
Google Ads, Instagram e Facebook Ads são ótimas opções para começar.
Fidelize seu cliente com um bom atendimento e suporte no pós venda
Tenha uma política e prazos de devolução
O produto deu problema, e agora? Converse com o fornecedor e deixe tudo acordado.
Faça cursos e mantenha-se sempre atualizado
Na Udemy você encontra diversos cursos na área de gestão e finanças, bem como no setor de atendimento ao cliente. Fique sempre atualizado.
Tenha diversos fornecedores
Não concentre suas operações em um único fornecedor. Divida o seu risco.
Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato através do formulário abaixo!
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